Início
Regulamento
Programa
Position Papers
Comités e Temas
Países e Inscrições
Contacto
Position Papers já online!
- Conselho de Segurança
- PNUA
- OMC
- UNESCO
- PNUD
- FMI
Outros
- Cartaz da actividade
- Ficha de Inscrição
- Exemplo de Position Paper
- Exemplo de working paper
- Exemplo de Proposta de Resolução

Bem-vindos

Model of United Nations da Faculdade de Economia

A edição deste ano do Model of United Nations da FEUC (MUN-FEUC) decorre de 10 a 13 de Novembro nas instalações da FEUC. O MUN-FEUC surgiu em 2007 com o objectivo de acrescentar uma base prática ao curso de RI da Faculdade de Economia de Coimbra e, também, preparar os estudantes para a participação no Portugal MUN, esta a escala nacional. O Model of United Nations da FEUC tem como finalidade propiciar, aos sócios do CIPRIC e aos estudantes da FEUC, o contacto directo com os processos de comportamento de certos palcos de negociação internacional, bem como de promover o debate de argumentos entre os estudantes através de uma simulação das Nações Unidas e dos seus organismos internacionais. Durante os dias em que o evento terá lugar, os temas discutidos pelos participantes estarão relacionados com a actualidade internacional.

Os participantes são convidados a representar um determinado País em dois órgãos internacionais. Os participantes, também designados de delegados, devem defender as posições oficiais dos Estados que estão a representar, em vez das suas opiniões pessoais, de modo a tornar o evento numa simulação mais fidedigna. No Model of United Nations da FEUC os participantes devem antes de mais escolher o País que tencionam representar, indicando sempre opções alternativas por ordem de preferência.

Seguidamente, os delegados devem escolher uma opção de cada um dos grupos (se o País em questão o permitir). O grupo A é composto pelos seguintes órgãos: Conselho de Segurança das Nações Unidas; Organização Mundial de Comércio; e Programa das Nações Unidas para o Ambiente. O grupo B é composto pelos demais órgãos: Fundo Monetário Internacional; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Ao longo do evento, pede-se aos delegados para que cumpram as indicações do Secretariado e do regulamento em vigor. Em suma, apela-se aos delegados que inseridos neste espírito, procurem encontrar um ponto de equilíbrio entre a seriedade exigida para este tipo de iniciativas e um modo alegre de aprender os mecanismos de decisão internacional.

  Model of United Nations - FEUC CIPRIC 2008 Web Design by TemplatesFreeLance.Com